Novos fatos sobre o clássico

Oie, tudo bem? Chegamos em dezembro, o mês em que ninguém o faz esquecer sobre as festas de final de ano. Há toda uma sensação simpática em estar com as pessoas que gostamos comemorando, o que é reforçado de maneira tão insistente pela mídia que chega a parecer que eles estão nos obrigando a se sentir maravilhoso em tais datas. Bom, mas não nos preocupemos, porque enquanto existir o Natal, terá a alegria, união, carinho, filmes repetidos na TV, especial do Roberto Carlos, campanha na Igreja, jantar com a família, amigo oculto de chocolate, pisca pisca do vizinho te deixando acordado, parentes bebendo, presentes de vovós, pavê (será que é pracomê?), entre todas as outras coisas que tornam dia, noite, dia e noite de novo únicos. O site Macaco Velho trouxe algo á mais para a celebração. Fiz o meu Top 5 entre as curiosidades, e eles está aqui 😛

AHSHASHASHAHS

1 O bom velhinho existiu e não era gordinho e usava roupas vermelhas, como ficou eternizado pela Coca-Cola. O verdadeiro Papai Noel chamava-se Nicolau Taumaturgo – um arcebispo turco. O religioso costumava ajudar pessoas pobres da cidade de Mira, colocando moedas de ouro nas chaminés de suas casas, durante a época de Natal. Mais tarde, diversos milagres foram atribuídos ao bispo Nicolau, e a Igreja o santificou, nomeando-o de São Nicolau. Sendo assim, sua imagem como símbolo natalino teve origem na Alemanha, e de lá se espalhou para mundo inteiro.

2 Durante os séculos XV e XVI o Natal foi proibido pelos protestantes na Inglaterra e nos Estados Unidos. Os puritanos acreditavam que as pessoas precisavam de regras rígidas para serem religiosas, e que qualquer tipo de festa ou animação era pecado. Cientes de que a data natalícia estava ligada à antigos cultos pagãos, os  protestantes criaram leis para impedir a comemoração do Natal entre os seus, uma vez que afirmavam ser um insulto a Deus honrar um dia que já foi associado com o paganismo antigo.

3 A primeira música tocada no espaço foi uma canção natalina. Em 16 de dezembro de 1965, Jingle Bells foi executada por Wally Schirra, astronauta da missão espacial Gemini 6, o primeiro a realizar um encontro espacial com outra nave.

4 Não existem registros bíblicos sobre o exato dia em que Jesus veio ao mundo. Na realidade, o dia 25 foi escolhido para celebrar o nascimento de Jesus somente no século 4, quando, por intermédio do Papa Júlio I, a Igreja Católica reconheceu o nascimento de Jesus como um feriado oficial. No entanto, a data já tinha conotação pagã, nesse dia comemorava-se o “Natalis Solis Invicti” (Nascimento do Sol Invencível). A Igreja aproveitou-se dos festejos pagãos dando-lhe significado cristão, afinal, se “Jesus é a luz do mundo”, nada mais adequado do que nascer no dia do sol invencível, que acontece na Europa no final de dezembro, não exatamente no dia 25, mas entre 22 e 25 do mesmo mês. O Natal seria, portanto, relacionado à tradições pagãs do solstício de inverno, o dia mais curto do ano.

5 Você não sabia, mas a Estátua da Liberdade foi um presente natalino oferecido pela França aos Estados Unidos. Com certeza foi um dos maiores e mais pesados mimos já oferecidos, com 46,5 metros de altura e pesando 225 toneladas!

O site Macaco Velho me impressionou bastante (lembrando que as curiosidades são de lá 😉 ). Existem muitos mais posts como esse bem aqui!

E aí, já sabia desses fatos? O que acha? Quer sugerir algo? Fale para mim nos comentários ou no twitter. Espero que gostem *-*

Beijos, micoelho

Anúncios

Um comentário sobre “Novos fatos sobre o clássico

  1. Mi, seus posts são show de bola!
    Eu já sabia algumas das curiosidades, e sobre a estatua da Liberdade eu também sabia, mas não sabia que foi um presente de Natal! Tá vendo só?! Compartilhar conhecimento é muito bom! Valeu.

    Quando sobrar um tempinho… Passa lá no blog! Espero sua visita. 😉

    hUg!
    ★ André Hottër

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s